'Incrível Wang' comanda delegação chinesa de tiro nas Olimpíadas de Pequim
Há 4 dias
PEQUIM (AFP) — Os atiradores chineses não precisarão mirar longe para buscar inspiração antes dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008: basta escutarem seu treinador Wang Yifu, lenda do esporte na China e idealizador do programa lançado para manter a supremacia de seu país e ganhar uma avalanche de medalhas.
Wang, 48 anos, é um modelo para qualquer atirador do planeta, não somente por sua grande experiência olímpica (seis olímpiadas disputadas entre 1984 e 2004), mas também por seus impressionantes sucessos.
Wang ganhou duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze nos últimos anos. Entretanto, nenhuma conquista foi mais dramática que a medalha de prata obtida em 1996 em Atlanta na categoria pistola de ar 10 m. Wang se preparava para disparar seu último tiro quando sentiu que estava prestes a desmaiar.
Ele só teve forças para disparar antes de cair inconsciente.
Quando ele despertou, foi informado de que havia terminado somente 0,1 ponto atrás do vencedor, o italiano Roberto di Donna.
Wang, que ganhou suas duas medalhas de ouro em um período de 12 anos - uma em Barcelona-1992 e outra em Atenas-2004 - chega agora aos Jogos como técnico e cérebro da delegação chinesa de tiro.
"Teria gostado de competir como esportista, pois as oportunidades de participar de Olimpíadas em seu próprio país são muito raras", declarou o 'incrível Wang'.
"Porém, treinar os membros da equipe olímpica chinesa é uma honra maior ainda. Se eles forem campeões, ganharei, de certa forma, mais um ouro na minha carreira", acrescentou.
A China ganhou seu primeiro ouro no tiro nas Olimpíadas de Los Angeles-1984, quando Xu Haifeng se impôs na categoria pistola 50 m.
Nas mesmas olimpíadas, e na mesma disciplina, Wang ganhou a medalha de bronze.
A China ganhou 27 das 44 medalhas de ouro nos últimos Jogos Asiáticos em Doha, há dois anos, mas conquistou apenas quatro títulos em 17 disciplinas em Atenas, perdendo para rivais como Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Austrália.
Agora, com Wang no comando, a China espera realizar seu sonho olímpico. Quinze provas diferentes estão no programa.
Os chineses começaram bem sua preparação para as Olimpíadas ao faturar, em abril, seis das 15 provas do torneio 'Good Luck Pekin', da Copa do Mundo. A França foi a segunda colocada com três ouros, e a Rússia completou o pódio com dois.
www.afb.google.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Beleza! Feito a atividade.
Brasiiillllll
uhuhuuuuuuuuuuu
kkkkkkkkkkkkk
da lhe Brasiiiiiiiiil!!!!
Tá lendo seus emails meu anjo? Uma postagem por dia ok? Tá me devendo três, não é sobre as olímpiadas, pode ser se quiser, porém uma postagem de cada vez, e não três notícias em uma única postagem.
Brasilsilsilsil!!!
brasil!!!
Postar um comentário